A Importância Da Manutenção Preventiva Em Impressoras

Quando você administra uma empresa, todo o seu foco está na racionalização das operações comerciais e na redução de despesas para sobreviver no mercado competitivo. Nessas circunstâncias, a manutenção preventiva em impressoras é muito importante para os seus negócios.

A impressora é um dos equipamentos mais usados no local de trabalho. Em média estima-se que apenas os custos de impressão representam 3% das despesas anuais de qualquer empresa.

Se você ignorar a manutenção preventiva em impressoras, pode se deparar com gastos desnecessários e com prejuízos que poderiam ser evitados.

A Importância Da Manutenção Preventiva Em Impressoras

A manutenção em impressoras deve estar em seu planejamento

Aqui estão algumas razões pelas quais a manutenção preventiva em impressoras deve estar no topo da sua lista de tarefas:

  • Evitar avarias

Em muitos segmentos de negócios a impressão é essencial para as tarefas do dia a dia e se por alguma razão o equipamento estiver indisponível, isso interromperá as atividades comerciais e causará impacto negativo na produção.

Mas a manutenção preventiva em impressoras mantém o equipamento em funcionamento e previne defeitos e paradas desnecessárias.

Quando a impressora é vistoriada e passa por limpeza periódica, normalmente é possível identificar os problemas potenciais previamente. Assim o equipamento pode ser substituído ou reparado antes que ocorra algum impacto nos seus negócios.

  • Melhorar a prevenção da qualidade

Quando existe uma demanda elevada pelo equipamento isso pode levar a um desgaste excessivo. O sistema fica sobrecarregado e as impressões fornecidas caem de qualidade.

Como essa queda na qualidade é gradual nem sempre a necessidade de reparos é notada até que seja tarde demais.

Assim, a manutenção preventiva em impressoras evita esse tipo de situação e evita custos e imprevistos desagradáveis.

  • Economize

Muitos gestores infelizmente ainda consideram a manutenção preventiva em impressoras um desperdício de recursos, mas a verdade é que essa é uma ação simples que pode diminuir as despesas em longo prazo.

Quando você opta por não investir em manutenção significa que provavelmente precisará substituir o equipamento em menos tempo do que a vida útil prevista ou precisar trocar peças com frequência.

O que é observado na manutenção 

Ter um plano de manutenção preventiva em impressoras é muito importante para manter sua máquina em boas condições de funcionamento e usá-la ao máximo.

Para um melhor resultado, a manutenção preventiva deve ser feita duas vezes por ano. Estas são algumas das medidas que devem ser observadas:

  • Limpeza dos rolos.

É necessário limpar os rolos em um determinado momento, porque eles ficam embutidos com poeira que eventualmente se torna um filme duro. Quando isso acontece, o rolo fica incapaz de transportar papel adequadamente, o que resulta em vários problemas.

Entre esses problemas estão a alimentação múltipla, erros de tempo, atolamentos de papel e impressões descentralizadas. Ao limpar o rolo de registro, ele fica livre de contaminantes, maleável e em boas condições de funcionamento.

  • Limpando os caminhos do papel

Filmes, toner e poeira no ar interferem nos componentes da impressora, responsáveis ​​pela formação da melhor qualidade de imagens no papel. Ao limpar esses caminhos você garante a melhor qualidade das imagens.

  • Filtros de limpeza.

Uma impressora com filtros sujos não pode funcionar corretamente. Isso pode causar superaquecimento, envelhecimento prematuro da unidade de cilindro, impressões de baixa qualidade, pop-up de código de erro entre outros defeitos.

Uma impressora também opera dentro de uma faixa de temperatura adequada. Com o filtro sujo da impressora, ele superaquece e causa danos às placas.

Manuseio, cuidados e uso adequados prolongam a vida útil do seu dispositivo. Para cuidar da sua plotadora ou impressora, é melhor escolher profissionais confiáveis ​​ e ter sua manutenção preventiva em impressoras em dia.

Conheça a Vtec Informática

Previous PostNext Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Theme